Kit multi pic

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Kit multi pic

Mensagem  raja em Sex Set 17, 2010 5:07 pm

Alguém poderia me ajudar como fazer comunicação do computador com o kit multi pic , não estou conseguindo realizar essa tarefa, pois tem alguns programas e não sei qual usá-los e todos estão em inglês. Se alguém puder me ajudar agradeço.

Obrigado pela atenção (a)

raja

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/09/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Como começar:

Mensagem  Bruno S. Avelar em Sex Set 17, 2010 10:05 pm

Boa noite Raja,

Seja bem vindo ao Fórum.
Apesar do KIT que você usa não ser o nosso, não vejo problema em responder suas dúvidas.

Vamos do início...
A microchip desenvolve microcontroladores que podem ser usados em uma infinidade de aplicações. Existem diversas famílias que possuem configurações diferentes. Alguns possuem mais poder de processamento, outros mais memória, outros mais periféricos etc. Cada família é feita pensando em um grupo de aplicações.

O microcontrolador em uso é o PIC18F4550 que é um ótimo microntrolador que possui comunicação USB e diversas outras funcionalidades.

Programas que você vai precisar:

MPLAB - IDE de desenvolvimento disponibilizada pela Microchip gratuitamente. Isso quer dizer (de modo resumido) um software que gerencia projetos. Nele onde você escreve seu programa, faz debug, simulações, gravações, etc.

Compilador C18 - Ele é um compilador disponibilizado pela Microchip que transforma código em C para linguagem de máquina. Não recomendo voce programar em Assembler. Os compiladores estão extremamente eficientes, hoje memória de programa são enormes e o tempo de desenvolvimento em C é dezenas de vezes menor do que em Assembler.

Existe um terceiro programa, também disponibilizado pela Microchip gratuitamente, que eu acho muito importante voce instalar no seu computador. chama Microchip Solutions. Ele é um conjunto de soluções feitas pela própria Microchip que voce pode tirar como base para seus projetos. Tem coisas muito interessantes como fazer o PIC se comportar como Mouse USB etc.

Voce pode baixar os programas em www.microchip.com

Existem algumas formas de gravar um microcontrolador. Você pode gravar "off circuit" que consiste em retirar o microcontrolador da placa de desenvolvimento e coloca-lo em uma gravadora que fará a gravação e "in circuit" que não precisa retirar o microcontrolador da placa de aplicação. Existem duas maneiras de gravação incircuit para o PIC18 da microchip. Uma consiste em conectar a gravadora a um conector ICSP presente na placa outro é utilizar um firmware pré-gravado (atraves de uma gravadora) chamado bootloader que reside nas primeiras posições de memória do microcontrolador e gerencia a gravação no restante da memória. O boot loader comunicaria pela USB para faze gravação in circuit (sem tirar o PIC do KIT). tem mais sobre o boot loader em: http://picminas.forumeiros.com/hardware-kit-pic-f4/problema-com-o-driver-t22.htm

Aproveite essas informações que eu te dei. Faça download e instale os programas, pense sobre como gravar o PIC (boot loader, gravadora via ICSP ou gravadora off circuit) e quando voce tiver dificuldade novamente traga para nós aqui no forum.

Te convido para conhecer nossa empresa pelo site www.picminas.com.br , ver o projeto desenvolvido por nossos alunos com nosso kit de desenvolvimento www.youtube.com.br/picminas .

Espero ter ajudado,

Bruno S. Avelar


Última edição por Bruno S. Avelar em Sex Jan 14, 2011 10:34 am, editado 1 vez(es)
avatar
Bruno S. Avelar
Admin

Mensagens : 74
Data de inscrição : 26/07/2009
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte MG

Ver perfil do usuário http://picminas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Kit Multipic Expert

Mensagem  IAS em Sex Out 01, 2010 1:53 pm

Caro Bruno,

Há cerca de um mês adquiri um desses kits cuja plataforma de deseenvolvimento é voltada para o PIC18F4550, porém até o presente momento não consegui dar os primeiros passos ou seja iniciar o aprendizado de programação utilizando a linguagem C e o pic18F4550. Uma das grandes dificuldades é a correta configuração dos bits ou fuses. No cd distribuido com o kit vem exemplos diversos, desenvolvidos em C utilizando o MikroC, porem pouca ou quase nenhuma informação de como se chegar aos arquivos .HEX ou seja - um passo a passo. Nos exemplos que acompanham o kit vem o fonte ".c", os arquivos ".h", os arquivos ".asm" e os arquivos ".HEX", porem não acompanha os arquivos de projeto, indispensáveis para se chegar aos ".HEX" seja através do MPLab ou do MicroC. Ao gravar os exemplos .hex no pic, funcionam corretamente - aciono o reset e volta a funcionar corretamente, porém, se desligar a alimentação, não funcionam mais. Existe uma explicação lógica para o fato? os arquivos são gravados via Multiprog, um programador da mesma empresa que usa a USB.

Antecipadamente grato...

IAS

IAS

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit multi pic

Mensagem  Bruno S. Avelar em Sex Out 22, 2010 1:10 pm

Caro Ias,

Vamos ver como eu consigo te ajudar para você conseguir desenvolver seus projetos nele ok?
Voce disse que tem alguns arquivos .C e .asm mas nao tem os arquivos de projeto certo?
Então vamos criar o projeto na mesma pasta do arquivo, anexar estes arquivos ao projeto para que voce possa estuda-los e compila-los para gerar o arquivo .hex que possa ser gravado no PIC.Precisamos descobrir se eles foram feitos no CCS ou no C18 ou usando outro compilador. Vamos tentar primeiramente no C18, se nao der certo a solução é fazer o mesmo com o CCS.

Instale o MPLAB (IDE de desenvolvimento), o compilador C18 (compilador para família 18F da microchip). Esses programas voce pode baixar em www.microchip.com . Durante a instalação do C18 ele dará várias opções para marcar (check box), recomendo que marque todas.
Abra o MPLAB, vá em Project e clique em Project Wizard. Abrirá uma janela como abaixo:

clique em avançar,
Na proxima janela voce deverá selecionar o microcontrolador usado

Após voce deve selecionar o compilador e suas ferramentas. Selecione o C18.

Na próxima janela você deve selecionar o caminho onde estão os arquivos .C que voce tem. É ideal que o projeto fique no mesmo lugar que os arquivos do projeto. Claro que voce terá que tira-los do DVD e passar para um diretório do seu computador pois nao é possivel escrever no DVD.

A próxima janela é para anexar arquivos ao projeto. Devido aos vários modos de anexar arquivos eu recomendo não usar essa janela, faremos a anexação dos arquivos por outro lugar menos sujeito a erros. Apenas clique em avançar.

A próxima janela da um resumo da criação do projeto. Confira o diretório, o compilador, o microcontrolador usado.


Pronto, o projeto esta criado. Agora vamos anexar os arquivos que voce possui ao projeto.
Para isso vá na janela de workspace (abaixo). Caso ela nao tenha aparecido basta ir em view project.


Clique com o botão direito em source files e clique em add files


Abrirá uma janela para voce informar onde está seu arquivo.
Voce pode usar o jump to para ir direto a pasta do projeto onde deve estar os arquivos daquele projeto.
Selecione o arquivo .C. De ok.


Pronto, note que este arquivo apareceu na janela do projeto. se voce clicar 2 vezes sobre ele poderá visualiza-lo e modifica-lo.
Ao compilar voce gerará o arquivo .Hex.

Sobre a configuração dos bits ou fuses eu estou preparando uma material e postarei no forum em breve.

Espero ter ajudado,
Bruno S. Avelar


Última edição por Bruno S. Avelar em Sex Jan 14, 2011 10:36 am, editado 1 vez(es)
avatar
Bruno S. Avelar
Admin

Mensagens : 74
Data de inscrição : 26/07/2009
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte MG

Ver perfil do usuário http://picminas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Kit Multipic Expert

Mensagem  IAS em Sab Nov 06, 2010 12:09 pm

Prezado Bruno...

Antes de mais nada, o meu sincero agradecimento pela atenção em responder e esclarecer as minhas dúvidas. O procedimento sugerido por você funcionou e permitiu a compreensão da sequencia a ser seguida com os outros exemplos. A migração simultânea dos chips PIC16F -------> PIC18F e basic do PSI ----->MicroC é um longo e penoso caminho, ainda bem que existem pessoas como você que ajudam quando encontramos pequenos obstáculos (para quem sabe).

Grato...

IAS

IAS

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/10/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kit multi pic

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum