Conversor A/D

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conversor A/D

Mensagem  dderick em Sex Set 25, 2009 3:08 pm

Sou iniciante (quase leigo) no assunto "microcontroladores" e um tanto inexperiente em C. No entanto, até que as coisas estão caminhando relativamente bem. No meu projeto, preciso comparar uma tensão analógica com uma referencia e a partir deste resultado modificar algumas saídas digitais. Já consigo manipular tranquilamente as I/O digitais. O problema está em como trabalhar com as entradas analógicas, ou seja, definir os pinos como entradas analógicas, ler o seu valor, definir critérios para a conversão etc. Gostaria de saber se alguém pode dar uma ajuda neste sentido.

Obrigado.

dderick

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/09/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Conversor AD

Mensagem  henriquerm em Qua Set 30, 2009 5:17 pm

Prezado dderick,

Realmente configurar e utilizar as entradas analógicas do PIC é bem mais complexo que a configuração das portas digitais. No entanto, existem algumas ferramentas que podem facilitar esta tarefa. Vc está utilizando o KIT PICMINAS V2.0 da Axoon? Está utilizando o compilador C18? Qual sensor de temperatura vc está utilizando? é o LM35?

Existem vários conceitos que devem ser vistos para se conseguir configurar uma canal analógico de forma correta e segura, como por exemplo: resolução da conversão (número de bits envolvidos na conversão), Limites de tensão utilizados na conversão, faixa de tensão elétrica que o sensor de temperatura irá produzir, qual a relação entre temperatura, tensão elétrica do sensor e valor binário produzido pelo conversor e taxa de amostragem do conversor. Tudo isso deixa a tarefa de configurar o CAD do PIC um pouco mais complicado. Para começar eu peço que vc responda as perguntas que te fiz, leia a parte do datasheet do PIC que fala sobre CAD e leia o datasheet do sensor que vc estiver utilizando.

Caso vc esteja utilizando o KIT PICMINAS V2.0 da Axoon, as coisas ficaram bem mais fáceis. Nesse caso vc pode procurar qualquer um dos ex-alunos do curso de PIC da Axoon pois todos trabalharam e tem códigos prontos de controle de temperatura. NO site (www.picminas.com.br) tem o contato de alguns deles.

Abraço e até.



dderick escreveu:Sou iniciante (quase leigo) no assunto "microcontroladores" e um tanto inexperiente em C. No entanto, até que as coisas estão caminhando relativamente bem. No meu projeto, preciso comparar uma tensão analógica com uma referencia e a partir deste resultado modificar algumas saídas digitais. Já consigo manipular tranquilamente as I/O digitais. O problema está em como trabalhar com as entradas analógicas, ou seja, definir os pinos como entradas analógicas, ler o seu valor, definir critérios para a conversão etc. Gostaria de saber se alguém pode dar uma ajuda neste sentido.

Obrigado.

henriquerm

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/07/2009
Idade : 36

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum