picminas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Protocolo de comunicaçao

3 participantes

Ir para baixo

Protocolo de comunicaçao Empty Protocolo de comunicaçao

Mensagem  ManoelLemos Qui Jul 29, 2010 8:00 am

Fala galera.
Estou desenvolvendo um projeto que é necessario comunicaçao por RF.
Qual protocolo de comunicaçao voces me indicam. Precisa ser um protocolo assincrono, em apenas um sentido e baixa taxa de transferencia. Mas essa ultima nao é tao importante.

Vlwsssss

ManoelLemos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/04/2010
Idade : 36
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Protocolo de comunicaçao Empty Protocolo de comunicaçao

Mensagem  Bruno S. Avelar Qui Ago 05, 2010 12:45 pm

Olá Manuel,

Estive discutindo com o Henrique como responder sua dúvida. A sugestão dele:

Bem, antes de responder a sua pergunta é necessário que algumas coisas sejam esclarecidas: Vários são os métodos de comunicação por Rádio Frequência (RF) e vários são os módulos disponíveis no mercado que realizam esta tarefa, como por exemplo os módulos ZigBee, Bluetooth, wifi, que são módulos mais sofisticados que já possuem um protocolo de comunicação embutido, assim como existem os módulos RF simples. No caso mais simples, os módulos (RX e TX) vão simplesmente fazer a ligação de dois canais de dados seriais (DATA) distantes x metros, onde o módulo RF TX irá transformar os valores de DATA (por exemplo, 01100110) em um onda eletromagnética que propagará pelo ar e será captada por todos os módulos RF RX sintonizados em uma frequência específica e que estejam a uma distância igual ou inferir ao alcance dos módulos. O módulo RF RX por sua vez irá capturar essa onda eletromagnética e demodula-la nos mesmos 01100110 e disponibilizar no seu pino de dado (DATA). A grosso modo vc estará substituindo um fio pelos módulos RF TX e RF RX. Desta forma, não faz sentido falar em protocolo de comunicação entre modulo e microcontrolador e sim entre o que está antes do módulo de transmissão (que pode ser um microcontrolador ou um sensor com saída digital) e o que está depois do módulo de recepção (que também pode ser outro microcontrolador). Por exemplo, se eu desejo estabelecer uma comunicação I2C entre dois microcontrolares SEM FIOs ligando os dois microcontroladores, seriam necessários dois módulos transmissores (ligados aos pinos de Clock e Dado do Microcontrolador SLAVE) e dois módulos receptores (ligados aos pinos de Clock e Dado do Microcontrolador MASTER). Existem também microcontroladores que já possuem esse módulo internamente. Desta forma, para melhor responder sua pergunta, faz-se necessário saber qual módulo RF vc está utilizando. A grande maioria dos módulos simples de RF do mercado trabalham com Taxa de comunicação em torno de 10Kbps.

Entretanto neste exemplo não é possível fazer uma comunicação do tipo I2C com módulos simples de RF, pois o canal de dado (ligado por um módulo Rx no slave e outro TX no master) só poderia estabelecer comunicação em um sentido do master para o slave) e se nao me engano em comunicação I2C é necessário que o Slave responda um ACK para o master quando é solicitada uma troca de dados. O que nao seria possível com os módulos de RX e TX.

Espero que tenhamos ajudado.

Bruno S. Avelar
Henrique Resende Martins
Bruno S. Avelar
Bruno S. Avelar
Admin

Mensagens : 74
Data de inscrição : 26/07/2009
Idade : 39
Localização : Belo Horizonte MG

https://picminas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Protocolo de comunicaçao Empty Olá

Mensagem  Kennedy Alberto Ter Jun 26, 2012 1:31 pm

Estou com a mesma dúvida do Manoel, estou utilizando dois pics com os módulos RF TX e RX. Eles são de 433,92 MHz e tem capacidade de 4800bps. Já fiz um programa que manda um BYTE mandando acionar uma porta, utilizando a USART dos PICS e funcionou perfeitamente. A única "CODIFICAÇÃO" que fiz, foi conferir o dado 3 vezes antes de realizar a função no pic que recebia o BYTE. Porém, agora estou querendo mandar um sinal de dois potenciômetros(cada um controlando uma coisa), neste caso tenho que mandar um BYTE para identificar qual potenciômetro está enviando e depois enviar seu valor. Quando realizei o teste, funciona de vez em quando!

Gostaria de saber o que vocês me sugerem?!

Agradeço pela Atenção.

Kennedy Alberto

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Protocolo de comunicaçao Empty Re: Protocolo de comunicaçao

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos