picminas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relogio para PIC 18f4550

3 participantes

Ir para baixo

Relogio para PIC 18f4550 Empty Relogio para PIC 18f4550

Mensagem  samuk Qua Set 23, 2009 2:17 pm

Alguem poderia me ajudar?
Estou tentando fazer relogio digital para o PIC 18F4550, que apareca num display grafico.
Alguem conhece uma funcao ja pronta ou onde eu possa buscar?

Obrigado What a Face

samuk

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Relogio para PIC 18f4550 Empty Relogio para PIC 18f4550

Mensagem  Bruno S. Avelar Qua Set 23, 2009 4:47 pm

Tudo bom Samuel,

Primeiramente fico feliz de ver um ex-aluno nosso em contato e ver que você continua utilizando o conhecimento adquirido no curso.

Quanto sua dúvida:

Eu consigo ver duas formas para implementar e não sei qual é o seu caso.

A primeira é utilizar um CI DS1302 Relogio para PIC 18f4550 Image111 para fazer o controle de data e hora. Ele pode ser ligado a uma bateria permitindo você desligar o PIC e deixar o relógio funcionando. Existe um esquemático e um código em C na página http://ghmicro.com/index.php/pic/14-16f877/13-pic-16f877-a-ds1302-simple-clock . De toda maneira, você tem que implementar com o TIMER0 que é um periféricos do PIC18F4550 que gere interrupção de segundo em segundo (talvez mais, talvez menos dependendo da sua aplicação) para comunicar com o DS1302. Aí você aproveita e muda os caracteres que forem diferentes na mensagem do display de LCD. Você vai ter que implementar uma função que o usuário possa acessar por um botão ou combinação de botões para alterar da e hora como fazemos em um relógio comum. Eu lembro que já pesquisei uma vez o preço deste CI aqui em Belo Horizonte e foi por volta de R$ 8,00.

Outra maneira é ao iniciar o PIC (e talvez também em outro momento dependendo da sua aplicação) ele perguntar quantas horas e qual é a data e hora. A partir daí você configura o TIMER 0 para estourar de segundo a segundo, se não me engano (confira por favor), você pode definir #define LOAD_TMR0 18661 para estourar a cada segundo. A cada estouro você incrementa a variável para segundo, a cada 60 segundos a de minuto e por aí vai. A cada estouro ou quando você quiser você pode alterar o display de LCD.

Acho que consegui te dar uma visão geral. Decide aí como você vai implementar e qualquer dúvida que você posta aqui no fórum que eu te ajudo.

Bruno S. Avelar
Bruno S. Avelar
Bruno S. Avelar
Admin

Mensagens : 74
Data de inscrição : 26/07/2009
Idade : 39
Localização : Belo Horizonte MG

https://picminas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relogio para PIC 18f4550 Empty Relogio para PIC 18f4550

Mensagem  samuk Qui Set 24, 2009 9:56 am

Comigo tudo tranquilo,

Muito obrigado Bruno pela ajuda, vou providenciar os componentes para montar o circuito e testar o programa.
Com certeza surgirao algumas duvidas, sendo assim postarei aqui para trocarmos mais ideias.

Valeu
Samuel Marcosjavascript:emoticonp('What a Face')


Bruno S. Avelar escreveu:Tudo bom Samuel,

Primeiramente fico feliz de ver um ex-aluno nosso em contato e ver que você continua utilizando o conhecimento adquirido no curso.

Quanto sua dúvida:

Eu consigo ver duas formas para implementar e não sei qual é o seu caso.

A primeira é utilizar um CI DS1302 Relogio para PIC 18f4550 Image111 para fazer o controle de data e hora. Ele pode ser ligado a uma bateria permitindo você desligar o PIC e deixar o relógio funcionando. Existe um esquemático e um código em C na página http://ghmicro.com/index.php/pic/14-16f877/13-pic-16f877-a-ds1302-simple-clock . De toda maneira, você tem que implementar com o TIMER0 que é um periféricos do PIC18F4550 que gere interrupção de segundo em segundo (talvez mais, talvez menos dependendo da sua aplicação) para comunicar com o DS1302. Aí você aproveita e muda os caracteres que forem diferentes na mensagem do display de LCD. Você vai ter que implementar uma função que o usuário possa acessar por um botão ou combinação de botões para alterar da e hora como fazemos em um relógio comum. Eu lembro que já pesquisei uma vez o preço deste CI aqui em Belo Horizonte e foi por volta de R$ 8,00.

Outra maneira é ao iniciar o PIC (e talvez também em outro momento dependendo da sua aplicação) ele perguntar quantas horas e qual é a data e hora. A partir daí você configura o TIMER 0 para estourar de segundo a segundo, se não me engano (confira por favor), você pode definir #define LOAD_TMR0 18661 para estourar a cada segundo. A cada estouro você incrementa a variável para segundo, a cada 60 segundos a de minuto e por aí vai. A cada estouro ou quando você quiser você pode alterar o display de LCD.

Acho que consegui te dar uma visão geral. Decide aí como você vai implementar e qualquer dúvida que você posta aqui no fórum que eu te ajudo.

Bruno S. Avelar
What a Face

samuk

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Relogio para PIC 18f4550 Empty Relógio

Mensagem  henriquerm Qui Set 24, 2009 10:38 am

Caro Samuel,

A melhor solução realmente é esta que o Bruno lhe passou, no entanto, se o seu problema não for tão crítico vc pode fazer seu relógio com o próprio clock do PIC. Neste caso tem até um código pronto que um dos grupos de nosso curso implementou, é o computador de bordo feito pelos alunos Pedro Henrique e Célio Resende. Vc pode conversar com eles e pedir uma ajuda ou até mesmo o código pronto. Os contatos deles estão no site, na parte de projetos.

Att,

M.Sc. Henrique Martins


samuk escreveu:Alguem poderia me ajudar?
Estou tentando fazer relogio digital para o PIC 18F4550, que apareca num display grafico.
Alguem conhece uma funcao ja pronta ou onde eu possa buscar?

Obrigado What a Face

henriquerm

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/07/2009
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Relogio para PIC 18f4550 Empty Re: Relogio para PIC 18f4550

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos